Educação: você anda transferindo as suas responsabilidades?

Educação: você anda transferindo as suas responsabilidades?

A responsabilidade é um conceito fundamental em nossas vidas, surgindo em diversas áreas e impactando desde as tarefas diárias até a educação. No entanto, é comum para algumas pessoas, em algum momento da vida ou em boa parte dela, transferir suas responsabilidades para terceiros, sem compreender completamente os riscos dessa atitude. 

E você, anda transferindo as suas responsabilidades para outras pessoas? Neste conteúdo vamos explorar qual é o conceito geral de responsabilidade e entender como ele se aplica na educação de crianças e adolescentes.

Além disso, vamos entender quais responsabilidades devem ser assumidas em cada fase da vida e como a falta de responsabilidade e a transferência destas obrigações podem trazer malefícios ao desenvolvimento humano e afetar negativamente na motivação.

Responsabilidade: o conceito geral

O conceito de responsabilidade vem da capacidade de um indivíduo de assumir obrigações e cumprir com seus deveres. Ela é uma característica essencial para o desenvolvimento pessoal e para o funcionamento adequado da sociedade. 

Em todas as fases da vida, da infância à vida adulta, a responsabilidade desempenha um papel crucial para que um indivíduo possa evoluir, se relacionar com outras pessoas e conseguir conquistar metas e objetivos traçados.

A responsabilidade na infância

O conceito de responsabilidade, para ser construído de maneira sólida e evolutiva, começa ainda na infância. Nesta fase, a criança começa a aprender sobre responsabilidade por meio de tarefas simples, como cuidar de seus brinquedos, arrumar a cama e respeitar regras familiares. Essas experiências iniciais ajudam a criar a base para responsabilidades mais complexas no futuro.

A responsabilidade na adolescência

À medida que os adolescentes crescem, as responsabilidades aumentam. É natural e faz parte de todo o processo. Assim, eles devem gerenciar suas tarefas escolares, participar de atividades extracurriculares e começar a desenvolver um senso de responsabilidade financeira. Essa fase da vida é crucial para o desenvolvimento de habilidades que serão necessárias na vida adulta.

A responsabilidade na vida adulta

Na vida adulta, as responsabilidades são ampliadas para incluir a manutenção de um emprego, cuidar da família, pagar contas e contribuir para a comunidade. A falta de responsabilidade nessa fase pode resultar em problemas significativos, incluindo dificuldades financeiras, relacionamentos prejudicados e falta de progresso na carreira, por exemplo.

Compromisso e responsabilidade na educação  

A responsabilidade na educação é um aspecto crítico para o sucesso acadêmico e pessoal de todo e qualquer aluno. Estudantes de todas as idades precisam assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, o que inclui a conclusão de tarefas, o estudo regular e a busca de ajuda quando necessário.

Ao transferir suas responsabilidades acadêmicas  para professores, pais ou tutores, esperando que eles façam o trabalho duro, o estudante está colocando em risco o seu próprio desenvolvimento, e até mesmo sua autoestima.  

O problema é ainda maior quando o estudante passa a se entender como agente passivo na aprendizagem. Isso, além de impactar na absorção de conteúdos, também tem implicações nos sentimentos de capacidade e autoeficácia, que são enfraquecidos com a visão distorcida de terceirização de obrigações. 

Assim, no processo em que a criança ou o adolescente não se percebe como responsável pela sua própria aprendizagem, consequentemente não há percepção de fracasso, uma vez que se os resultados esperados não são obtidos. Logo, o erro passa a ser do professor, da escola, do tutor, etc. Por outro lado, passa a não ter a percepção de sucesso, o que está intimamente ligado à desmotivação. 

Esta postura passiva, inclusive, gerar efeitos como estes que listamos a seguir:

Falta de motivação

Quando os alunos não assumem a responsabilidade por seu próprio aprendizado, sua motivação diminui, uma vez que não estão investidos no processo. Inclusive, a motivação é um assunto bastante debatido aqui no Aprimorar Núcleo de Estudos, veja aqui.

Desenvolvimento insuficiente de habilidades

A transferência de responsabilidades pode impedir o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a autodisciplina e a organização, elementos essenciais para que o indivíduo possa se manter motivado e ter sucesso não só na sua carreira acadêmica como na jornada profissional.

Fracasso acadêmico

Alunos que não assumem a responsabilidade por seu progresso acadêmico têm maior probabilidade de fracassar em suas metas educacionais. Ou seja, se não assumirem o compromisso com seus educadores e tutores na entrega de tarefas e atividades, não conseguirão, por exemplo, conquistar boas notas e aprovação em exames e concursos.

Impacto na vida adulta

A falta de responsabilidade na educação pode ter consequências duradouras na vida adulta de todo estudante. A falta de compromisso com os estudos e com as tarefas representam, em analogia, o olhar que o aluno pode desenvolver diante dos afazeres profissionais, prejudicando, assim, a obtenção de emprego e o sucesso profissional.

Motivação e responsabilidade: uma dupla que anda junta

A motivação está intrinsecamente ligada à responsabilidade. Quando assumimos nossas obrigações e cumprimos nossos deveres, nos sentimos realizados e motivados. Por outro lado, a falta de responsabilidade pode ser autodestrutiva e prejudicar a motivação.

Portanto, é essencial entender que a responsabilidade na educação é um passo vital para garantir o sucesso acadêmico e pessoal. Ao assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, os alunos podem desenvolver habilidades valiosas, manter a motivação e alcançar seus objetivos.

Em resumo, a transferência de responsabilidades na educação pode resultar em consequências negativas para os alunos. Assim, é fundamental que, em todas as fases da vida, as pessoas assumam as responsabilidades apropriadas para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. 

A responsabilidade e a motivação estão interligadas, e a falta de uma pode afetar a outra. Portanto, lembre-se: a responsabilidade é a chave para o sucesso. Aqui no Aprimorar, contamos com corpo docente e apoio psicopedagógico que trabalham ativamente com os alunos sobre este tema, encaminhando, quando necessário, às terapias individuais e  ao aconselhamento escolar;

Para saber mais sobre a metodologia de trabalho que aplicamos em nossas aulas particulares de todas as disciplinas, acesse nosso site ou fale com a nossa equipe clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *