Dia Mundial do Rádio: entenda a relevância desse meio de comunicação no século XXI

Dia Mundial do Rádio: entenda a relevância desse meio de comunicação no século XXI

Mesmo com as novas tecnologias do século XXI, o rádio ainda é considerado um dos meios de comunicação mais populares e importantes de todos os tempos. Com seu baixo custo, linguagem simples, praticidade e grande alcance, ele possui a capacidade de atingir milhões de pessoas simultaneamente e levar informações e entretenimento a áreas remotas do planeta. Em países mais pobres e com grandes desigualdades sociais, a relevância dele é ainda maior, já que nem todos têm acesso a televisores ou a computadores com internet. Essa importância é lembrada anualmente no dia 13 de fevereiro, quando se comemora o Dia Mundial do Rádio.

Para que se tenha uma ideia do valor do rádio ainda hoje, em 2018 a pesquisa Book de Rádio, do Kantar Ibope Media, identificou que mais da metade da população brasileira ouviu rádio todos os dias. Desses, 85% utilizaram um aparelho de rádio comum.

Conforme artigo da professora da Universidade de Brasília Nelia Del Bianco, “o rádio é algo que se pode transportar, não requer transmissão de dados, nem largura de banda da internet e é livre de custos. A acessibilidade tecnológica e o baixo custo de produção fizeram-no popular e o preferido para ativistas e movimentos populares.”

Confiabilidade

Na era das famosas “fake news”, o rádio desponta como uma plataforma confiável, conforme a última Pesquisa Brasileira de Mídia realizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal. De acordo com o levantamento, realizado em 2016, o meio detém a confiança de 57% dos brasileiros, índice que supera a TV, com 54%. O percentual também desbanca a internet: 78% não confiam nas informações que circulam na rede e 93% afirmam não acreditar nas redes sociais.

Confira algumas curiosidades sobre o rádio

  • A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, em 1896, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi;
  • No Brasil, a primeira transmissão radiofônica foi realizada no Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1922, com a presença do presidente Epitácio Pessoa. Simultaneamente, acontecia a exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Para o acompanhamento do evento, havia apenas 80 receptores espalhados pela capital e pelas cidades de Petrópolis e Niterói;
  • A iniciativa foi desenvolvida pelo médico e educador Edgar Roquette Pinto, fundador da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por defender o rádio como uma importante ferramenta educacional, ele é considerado o pai da radiodifusão brasileira.

Gostou do assunto? Então recomendamos o documentário da TV Brasil sobre a primeira transmissão radiofônica no Brasil:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *