Conheça a história da primeira mulher a viajar pelo espaço

Conheça a história da primeira mulher a viajar pelo espaço

Em 16 de junho de 1963, em meio à Guerra Fria, a soviética Valentina Tereshkova entrou para a História como a primeira mulher a viajar pelo espaço. Sozinha e com apenas 26 anos, ela comandou a nave Vostok 6 durante as 71 horas em que orbitou a Terra. No total, foram completadas 48 voltas ao redor do planeta!

Mais do que mudar o rumo da sua própria vida, a coragem de Valentina possibilitou que a União Soviética fosse pioneira ao enviar os primeiros satélite, animal, homem e mulher ao espaço.

Selo soviético em homenagem a Valentina Tereshkova.

História

Valentina nasceu em 6 de março de 1937 em uma fazenda a cerca de 300km de Moscou. Filha de trabalhadores, aos 16 anos ela precisou abandonar a escola para trabalhar e ajudar nas despesas da casa. Por isso, precisou concluir os estudos por meio de cursos por correspondência.

Aventureira, aos 22 anos Valentina Tereshkova tomou a atitude que mudaria sua vida: entrou para um clube de paraquedismo. Lá, soube que o governo soviético buscava uma mulher para enviar ao espaço. Em 1962, junto com outras quatro mulheres, ela foi selecionada para aprender com Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço e autor da famosa frase “A Terra é azul”.

Treinamento e voo espacial

O treinamento de Tereshkova e das companheiras durou cerca de sete meses, e reuniu testes físicos, de pilotagem de jatos e isolamento. No último momento, o governo decidiu que enviaria apenas uma delas ao espaço, e seu carisma e devoção aos ideais soviéticos foram determinantes para que ela fosse a escolhida.

A partida da nave Vostok 6 aconteceu na cidade de Baikonur. Após o retorno em segurança, Valentina se tornou uma heroína, e seu rosto foi estampado em selos e monumentos. Atualmente, a cosmonauta ocupa o cargo de deputada pelo mesmo partido de Vladmir Putin.

Valentina Tereshkova em 2017 (Foto: Kremlin).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *