Páscoa: conheça a história do chocolate

Páscoa: conheça a história do chocolate

Os cerca de 4 mil anos de história do chocolate começaram com a civilização Olmeca, na região onde hoje está localizado o México. Eles foram os primeiros a transformar a planta do cacau em chocolate, utilizado como bebida em rituais e também como remédio.

Séculos depois, os Maias denominaram o chocolate como “bebida dos deuses”. O sabor, entretanto, era bem diferente do que o conhecido por nós hoje. Para o consumo, as sementes do chocolate eram torradas e misturadas a outros produtos, como a pimenta, milho fermentado e especiarias. Nas cerimônias, o cacau era torrado e servido com mel.

O chocolate chega à Europa

Acredita-se que o chocolate chegou ao continente europeu nos anos 1500 pelas mãos dos conquistadores espanhóis, que receberam o produto como moeda de troca. Já na Espanha, mas ainda como bebida, o cacau foi misturado com açúcar e mel para adoçar o sabor.

A partir disso, o chocolate se popularizou rapidamente entre ricos e abastados. Por ser considerado um alimento especial (inclusive por seu valor nutricional), ele também era consumido em cultos da Igreja Católica. No final do século XVII, as chamadas “Casas de Chocolate” se tornaram uma realidade e começaram a competir, inclusive, com as “Casas de Café”, em Londres.

Popularização e consumo em barra

A Revolução Industrial foi responsável pela popularização do consumo do chocolate. As novas máquinas possibilitaram o barateamento e o aumento da produção e, gradualmente, o cacau se tornou uma realidade para a população.

Contudo, o consumo do chocolate sólido só foi viabilizado após a criação de um método para extração de gordura dos grãos de cacau moídos. A mistura que conhecemos hoje, de cacau, leite e açúcar, foi criada na Suíça apenas em 1879. Desde então, a indústria tem se reinventado e criado novas delícias para adoçar nossos dias (e nossas Páscoas!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *