Desejo fazer uma segunda graduação. E agora?

Desejo fazer uma segunda graduação. E agora?

Seja por insatisfação com a área escolhida ou pela necessidade de se readaptar à concorrência do mercado de trabalho, a busca por uma segunda graduação tem movido adultos de diferentes idades. A escolha pode ser eficaz para realizar desejos antigos, alavancar uma nova carreira ou, ainda, complementar as habilidades já adquiridas em determinada área. Independentemente do caso, é importante saber como iniciar essa nova jornada de estudos. Por isso, separamos algumas dicas importantes! Confira.

1) Preciso fazer novo vestibular?

Depende da instituição escolhida, mas a maioria das faculdades particulares isenta o aluno de novos vestibulares ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso das universidades públicas, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o ingresso para obtenção de novo título é possível, mas condicionado à existência de vagas no curso pretendido.

2) Não encontrei vagas disponíveis para a segunda graduação. Devo fazer Vestibular ou Enem?

Grande parte das universidades públicas utiliza como forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que considera (totalmente ou parcialmente) as notas obtidas no Enem. Contudo, há exceções – especialmente no caso de cursos que avaliam habilidades específicas (principalmente na área de Artes). Nesses casos, além do SiSU, é preciso realizar uma prova específica. Por isso, antes de se preparar, é preciso verificar os detalhes sobre a forma de ingresso de cada curso em cada instituição.

3) Quanto tempo dura uma segunda graduação?

A graduação tradicional dura, em média, quatro anos. Contudo, caso sua segunda formação seja realizada em área relacionada com a primeira, pode ser possível reduzir a carga horária do curso. Para isso, é preciso verificar, junto à instituição de destino, se as matérias já cursadas anteriormente são iguais (ou muito similares) às futuras disciplinas. O aproveitamento de disciplinas é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), desde que cumpridos determinados requisitos.

4) Qual é a melhor maneira de me preparar para as provas?

O caminho mais rápido e simples é optar por uma preparação específica, como a oferecida pelo Aprimorar. Assim, você tem a certeza de que estará bem preparado para ingressar no curso que escolher. E o melhor: com aulas específicas de acordo com sua rotina e necessidades.

Quer saber mais? Converse com nossa equipe e garanta sua vaga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *